16/03/2023 / Fonte: Gabriela Fernandes, colaboração: blog tabacaria da mata

Medicina do Rapé

MEDICINA SAGRADA QUE NOS CONECTA!

O QUE É O RAPÉ? E Para Que Serve?

O rapé é um pó fino feito de tabaco com um composto de cascas de árvores, ervas e outras plantas. Diferente de outras substâncias com efeitos alucinógenos que alteram os sentidos e a consciência. Ele é um enteógeno (conexão com o divino), expressão usada para descrever compostos com aspectos simbólicos e culturais.

O Rapé é originário das tribos Pano (Acre), como os YawanawáHuni Kuin ou KaxinawaNukiniKuntanawaKatukinaShanenawa e Shawãdawa. E também as tribos Aruak, como os Apurinã.

Quais Os Efeitos Do Rapé?

Ao ser inalado, essa substância possui efeitos de cura e limpeza espiritual. Ao passar pelas vias respiratórias, o rapé serve para desobstruídas e ao chegar ao cérebro a substância causa uma sensação de bem-estar e expansão da consciência e dos sentidos.

Por ser uma substância enteógena, causa uma sensação de leveza, energização e limpeza espiritual. Por isso, pode causar algumas reações como suor excessivo, vômito e fraqueza.

A substância é considerada uma medicina sagrada. Por isso, deve ser usado somente com propósito ritualístico, já que seu foco é promover a cura de doenças e espiritual.

Benefícios Do Uso Do Rapé

  • Pode ser utilizado para desintoxicar e limpar o campo energético da mente e do corpo;
  • Tem efeito calmante e possibilita controlar emoções por tempo prolongado;
  • Suas propriedades tem poder para aguçar a mente e ajudar na concentração;
  • Ajuda no combate de doenças respiratórias e resfriados, pode ser utilizado para tratar doenças crônicas com a sinusite, rinite e a enxaqueca;
  • É um aliado no tratamento de doenças mentais e algumas dependências de medicamentos controlados, álcool e drogas;

Rapé Faz Mal A Saúde?

Dependendo da intenção das pessoas que aplicam e recebem o rapé, a substância pode ou ter efeitos benéficos como a cura e o bem-estar ou efeitos maléficos, causando doenças e até males espirituais. Ou seja, o uso do rapé não pode ser feito de maneira “banal”, e deve ser utilizado moderadamente.

Como O Rapé É Preparado?

O rapé indígena é feito com cascas de árvores, ervas e outras plantas. Todos os elementos são triturados e moídos até alcançar a textura de um pó bem fino. Nas tribos indígenas, existe uma hierarquia e somente quem pode preparar o rapé é o pajé, o aprendiz de pajé ou alguém que seja considerado de confiança pela tribo, já que existe toda uma técnica que deve ser seguida.

Como O Rapé É Utilizado?

Após a preparação, o rapé vira um pó que é inalado. Primeiro por um lado da narina e depois pelo outro, nunca pelas duas narinas ao mesmo tempo, de forma que quem o utiliza cria uma conexão para que a substância possa agir.

O Rapé é aplicado utilizando uma ferramenta chamada Tepi, uma espécie de cachimbo de cabo longo, ou então o Kuripe, quando autoaplicado. Quando o rapé é inalado, aspira-se a substância presente nas cascas de árvores, ervas, tabaco e outras plantas, fazendo com que ela suba automaticamente para as vias respiratórias.

Ao receber um sopro de Rapé (utiliza-se o Tepi), as energias são trocadas com quem o aplica. Portanto, é preciso estar com pensamentos alinhados, e em equilíbrio, principalmente por quem vai conduzir o ritual.

RODA DA CURA

O Rapé é muito utilizado em rituais de Rodas de Cura, onde nos reunimos em volta de uma fogueira sagrada, e entregamos nossos pensamentos e sentimentos para serem transmutados por ele e absorvemos o conhecimento de nossos ancestrais através do fogo. Também utilizamos a medicina do Rapé Sagrado, aplicando sopros (utiliza-se o Tepi) nos irmãos que estão abertos a recebe-los, ou então pode ser auto aplicado (utiliza-se o Kuripe) por pessoas que já possuem a iniciação na medicina.

Convido a todos a se conectarem, quando sentirem o chamado, para nossas RODA DA CURA, que acontece periodicamente, no espaço Kahena!

Medicina do Rapé - Gabriela Fernandes | Terapeuta Holística e Xamânica!

ATENDIMENTO

Rua Ângelo Donin, 512
Jardim Concórdia, Toledo - PR
Cep: 85906-716
Cel/Whatts: (45) 9 9111-3475

Agende seu horário!

Gabriela Fernandes - Terapias
Terapeuta Holística e Xamânica!

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2023. Todos direitos reservados. 

Secondata web sistemas